O mercado imobiliário está cada vez mais aquecido, pois a cada dia surgem novas oportunidades de investimento que integram valores em novos empreendimentos. Ou seja, são novas formas de investir e lucrar ou até mesmo realizar o sonho da casa própria. É o caso da permuta de terreno para construção, que permite que as construtoras captem terrenos viáveis em troca de vantagens e lucratividade para o seu proprietário. Confira como funciona a seguir!
O que é a permuta de terreno para construção?
Um problema muito comum o setor imobiliário é ter uma grande demanda de compradores e projetos prontos para ser implementados, mas faltam terrenos adequados para a realização destas construções. Por outro lado, há proprietários com terrenos parados e improdutivos, que geram despesas e não trazem quaisquer retornos.
A permuta de terreno para construção é a solução para incorporadoras e proprietários. Na prática, ambas as partes entram em acordo para agregar mais valor ao patrimônio do que se simplesmente vendesse o terreno. Há um contrato de participação por metro quadrado ou por unidades imobiliárias conforme o tipo de empreendimento, se comercial ou residencial.
Como investir?
Para investir, você precisa ter um terreno de interesse da construtora. Sobretudo, é preciso estar atento na hora de participar da permuta de terreno para construção. Deve haver uma escritura pública lavrada para garantir os termos contratuais. Deve haver consenso nas entregas e em relação aos trâmites tributários.
Além disso, esteja atento à instrução normativa 107/1988, que define os procedimentos a serem adotados na determinação do lucro real, em relação às partes e o lucro imobiliário.
Para evitar problemas, toda a análise do terreno e em relação à obra deve ser alinhada entre ambas as partes, cercando-se de garantias contratuais que possa prever contratempos, como falta de recursos que possam paralisar as obras, por exemplo. Ter o apoio de uma assessoria jurídica é importante para ter mais confiança na hora de empreender com a permuta de terreno para construção.
A construtora, por outro lado, deve considerar logo no início da contratação o valor final do empreendimento, considerando o seu retorno e o valor devido do proprietário do terreno. É preciso estimar o fluxo de caixa do empreendimento, fazer a simulação das unidades a serem construídas e das serem permutadas e definir o limite aceitável para negociações.
Existem diversos pontos que devem ser observados por parte da construtora para verificar a viabilidade do projeto.
Viabilidade do Investimento Imobiliário
O proprietário e a construtora deve atentar para alguns aspectos do terreno, do estágio da incorporação e do próprio mercado. Para isso são analisados a viabilidade técnica e documental do terreno e a aptidão da área, e através desta analise chegar a uma conclusão: A permuta é viável? Será que é um bom produto à ser vendido?
Quanto maior o risco maior o lucro! Se o projeto ainda esta em fase de concepção, certamente serão melhores as taxas e o retorno do investimento.
Certamente, a permuta de terreno para construção é um negócio muito favorável para quem possui terrenos adequados para a construção, bem localizados e para pessoas que gostariam de ter lucro em empreendimentos que poderiam ser construídos neste espaço – muito mais do que simplesmente vendê-lo ou deixa-lo estagnado.
Veja também: Como Buscar Investidor ou Sócio Para Seu Empreendimento Imobiliário